Página Inicial Mensagem Junta de Freguesia Turismo Freguesia Álbum Livro de visitas

Untitled Document

 

Historial

 

São Pedro, freguesia do concelho de Vila Franca do Campo, abrange uma área com cerca de 248 hectares, ladeada pelas freguesias de Água d´Alto, a sul, e São Miguel a norte.
Lugar de acolhimento dos primeiros povoadores da ilha de São Miguel, recebeu este topónimo, na perspectiva de Gaspar Frutuoso, devido a “uma ponta de pedra e terra, pouco saída do mar, chamada ponta de São Pedro”. Nesse lugar existiria, reitera o autor da obra Saudades da Terra, “uma ermida deste glorioso santo que dantes do primeiro terramoto havia somente daquela parte da ribeira”, justificando, desta forma, o nome dado a esta povoação.
Sabendo-se que o terramoto a que alude este historiador se trata do grande sismo que atingiu a ilha em Outubro d 1522, é possível inferir que esta ermida já existiria mesmo antes dessa data. Por consequência deste abalo houve uma necessidade de reedificar a vila, o que ocasionou uam expansão para ocidente, tornando-se este num dos locais mais significativos da Vila.
Ai se construiu, dois anos após o infausto acontecimento , o Convento de São Francisco, com vista a substituir um outro existente junto ao monte da senhora da Paz e que ao referido tremor de terra soterrou por completo. Este mosteiro desempenhou um importante papel na vida intelectual da altura, dado que os franciscanos eram, por norma, os pregadores de São Miguel..

 

 

 

 

 

 

Destaque

 
S. Pedro Solidário

Apoio: Câmara Municipal de Vila Franca do Campo